Nova Analítica Importação e Exportação LTDA

Seja bem-vindo(a), Visitante!
Faça o login ou cadastre-se aqui

 

Cotação Eletrônica

Loja Analítica

Espectrômetro de massa

Dicas e infos para  evitar problemas em sua pesquisa

Pipetas


Analítica

Estudo amplia informações sobre parasito da leishmaniose

 

Publicada em: 19/03/2020

Plataforma Bioinformática do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) colocou sua lupa para mais um campo de pesquisa ainda pouco investigado: a composição da membrana de parasitos do gênero Leishmania, alguns dos quais causam a leishmaniose. O achado é fruto de um novo artigo cujo autor principal Lucas Gentil Azevedo, mestrando no Programa de Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI/Fiocruz Bahia), sob a orientação do pesquisador do Cidacs Pablo Ramos. A leishmaniose é uma doença negligenciada que assola sobretudo populações mais pobres, sendo endêmica em muitas regiões do país, inclusive na Bahia.

Neste estudo, Azevedo investigou uma parte específica dessa fina camada da célula: o Lipofosfoglicano (LPG). “A variação dos genes que fazem parte da síntese desse componente nas diversas espécies de Leishmania ainda é pouco compreendido mesmo sendo sabido que ele é um importante fator de virulência das leishmanias”, explica o pesquisador. “É uma doença negligenciada, não tem tanto investimento no campo da pesquisa”, acrescenta.

E o LPG é um composto de membrana muito importante durante todos os estágios de vida do parasita. “Desta forma, entender a variação dos genes responsáveis pela sua síntese é um dos primeiros passos para compreendermos melhor a sua variabilidade entre as diferentes espécies de Leishmania”, detalha Gentil.

Ainda voltando à aula de biologia, para um agente causador de doenças se espalhar no corpo, é preciso que ele se replique dentro das células do hospedeiro. Para entender o papel do LPG nos quadros de manifestação da leishmaniose, os pesquisadores aplicaram uma estratégia de mineração de dados para comparar em larga escala o DNA do protozoário causador da doença. Os dados foram coletados de sistemas públicos nacionais e internacionais.

Assim, eles puderam perceber as semelhanças e diferenças entre as diversas sequências genômicas – ou seja, a ausência, presença ou duplicação dos genes, aquele componente que determina as manifestações das mais elementares às mais complexas de qualquer organismo.

O estudo resultou na criação de um catálogo com os genes relacionados à síntese do LPG nas diversas espécies de Leishmania vinculando-os com dados filogenéticos (forma como se agrupam, a ordem e evolução dos genes) e de expressão de RNA (estrutura responsável pela síntese de proteínas). Os dados gerados nesse trabalho podem servir como um guia para outros pesquisadores realizarem estudos in vitro (aquele da bancada com vidros e tubos tradicionais) mais aprofundados sobre o tema.

Referência: https://agencia.fiocruz.br/estudo-amplia-informacoes-sobre-parasito-da-leishmaniose

Fonte: FIOCRUZ

 

 


 16/10/2020 - Estágios do câncer de mama são explorados com a cromatografia
 01/09/2020 - UFRGS estuda processo de conversão de gás carbônico em combustível
 15/06/2020 - UFGD desenvolve detergente que elimina as larvas do mosquito da dengue
 13/06/2020 - Cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas prova que água de cervejas estava contaminada
 08/06/2020 - Analítica cria canal no YouTube para apresentar Webseminários gravados
 01/04/2020 - Unicamp e USP desenvolvem teste rápido e barato para identificar coronavírus
 27/02/2020 - Matéria do SBT: Perícia Oficial de Alagoas adquire microscópio de última geração
 13/06/2019 - Sistema automatizado de microscopia projetado para trabalhar dentro da incubadora de CO2
 23/01/2019 - Conheça as soluções da Analítica para análise de Cannabis
 22/01/2019 - Pesquisadores do Brasil estão entre mais influentes do mundo
 15/02/2018 - Pesquisa estuda repelente feito da folha da goiabeira no combate ao greening
 04/01/2018 - Brasileiros criam modelo para avaliar possibilidade de vida em lua de Júpiter

Botao voltar

 

 

 

Instagram Analítica Facebook Analítica Youtube Analítica Linkedin Analítica