Sistema de descontaminação de frascos e vidrarias TraceCLEAN
Sistema de descontaminação de frascos e
Descontaminação de vidraria e outros frascos para a análise elementar
Por que é necessário descontaminar as vidrarias?
A influência do branco analítico nas determinações elementares
Nas últimas décadas a instrumentação analítica para determinação elementar vem passando por grandes inovações, atingindo limites de detecção e quantificação cada vez mais baixos. Paralelo a isso, observou-se também que as normas regulamentadoras também baixaram seus limites de contaminantes.
Ao trabalharmos com concentrações cada vez mais baixas dos analitos de interesse, torna-se imprescindível o cuidado com o branco analítico e a amostra.
Antes que uma amostra seja analisada ela é coletada, armazenada, processada e preparada. Durante todo o processo ela entra em contato com diferentes utensílios e superfícies, que podem ser responsáveis por sua contaminação.
As principais dificuldades analíticas ao se considerar a análise elementar, especialmente de elementos-traços, são as contaminações causadas por reagentes, aparatos, analistas e o ambiente laboratorial, interferências causadas pela matriz e perdas e contaminações causadas durante a etapa de preparo de amostra.
Técnicas convencionais de descontaminação de vidraria
O banho ácido
Métodos convencionais de descontaminação de vidraria envolvem banho ácido, geralmente dede ácido nítrico 10%. Apesar de simples, esse processo tem grandes desvantagens:
Processo de longa duração
Alto consumo de ácido
Ocupa espaço valioso na capela
Alto risco de exposição à vapores ácidos
Produtividade limitada
A evolução na descontaminação de vidrarias e outros frascos
TraceCLEAN
O TraceCLEAN é um sistema de descontaminação de vidrarias através de vapor ácido. Os contaminantes de metal são lixiviados dos itens a serem limpos por meio de um refluxo contínuo de vapor de ácido nítrico quente destilado, o que proporciona maior eficiência de limpeza e limites de detecção mais baixos.
Vantagens do sistema TraceCLEAN:
Processo totalmente automatizado, reduzindo drasticamente o manuseio de ácido pelo analista;
Menor gasto de ácido;
Padronização do procedimento de descontaminação;
A contaminação metálica encontrada no ácido PA utilizado durante a descontaminação permanece no reservatório e não entra em contato com o item a ser descontaminado;
As superfícies críticas do item descontaminado são secas quando o processo de limpeza é terminado, o que eliminando as etapas de rinsagem e secagem a ar.
O processo de descontaminação ocorre num container selado, o que minimiza a contaminação pelo ambiente do laboratório e fornece um ambiente seguro e limpo para as vidrarias serem armazenadas até seu uso.
O funcionamento do sistema é bastante simples. Basta colocar os itens a serem limpos no traceCLEAN, o design giratório do suporte simplifica a remoção e a introdução de todos os itens. Depois é necessário selecionar um programa ou criar um novo e pressionar “Iniciar” no terminal com tela de toque. O sistema de exaustão dedicado evita exposição a vapores ácidos. Em pouco mais de uma hora, todos os itens são efetivamente limpos.
O compartimento interno do TraceCLEAN mede 34 cm de altura e 22 cm de diâmetro, com um suporte central. A produtividade do processo de descontaminação depende do tamanho e do tipo dos materiais a serem descontaminados.
O traceCLEAN inclui vários acessórios, que o torna adequado para limpar uma ampla variedade de itens. Você pode limpar com eficácia os vasos e tampas de digestão, frascos volumétricos, frascos de diferentes materiais (quartzo, vidro e PTFE-TFM) e outros acessórios para ICP.
O equipamento acompanha 10 tubos de evaporação curtos, 10 tubos de evaporação longos e 14 tampas cegas. É possível adquirir outros tubos, de acordo com as necessidades de cada laboratório, como por exemplo, o funil especial de evaporação e os tubos triplos.