O preparador de amostras SDXHPLD é um sistema automatizado de diluição de amostras on-line que faz muito mais do que apenas diluir. O sistema SDX HPLD é a combinação de amostrador automático ASX-560 com acessório de diluição por vórtex. O SDX utiliza uma bomba de seringa de alta precisão para alíquotas e diluentes, além de misturar em vórex a diluição resultante antes da introdução da amostra no ICP OES e/ou ICP-MS.
Combinação de amostrador automático ASX-560 com acessório de diluição
Modular
Diluidor on-line e inteligente
Capacidade de diluição em série
Diluição de padrão de calibração e amostras
Homogeneização da amostra diluída através de mistura por vórtex
A mistura através do vórtex promove a homogeneização da amostra, garantindo uma análise precisa e precisa após a diluição. A variedade de matrizes de amostras submetidas à análise de elementos -traço demanda a necessidade de mistura que garanta essa homogeneização.
Durante a operação normal, a probe de amostragem do amostrador automático coleta a amostra, que passa diretamente pelo módulo SDX e continua até chegar ao ICP.
Já durante a diluição, a mesma probe é conectada à seringa do sistema de bombeamento de alta resolução para adição de alíquotas e diluentes ao recipiente de mistura de vórtex. Após a medição, a amostra restante é drenada e o recipiente de vórtex é limpo.
Diluição e Mistura
A probe de amostragem é preparada com diluente
A seringa puxa a quantidade prescrita de diluente
A probe puxa uma abertura de ar
A probe se move para a amostra e pega a alíquota prescrita
A probe se move para o recipiente de vórtex e distribui a alíquota e o diluente e a mistura é misturada em vórtex
A probe muda para a operação normal e, em seguida, testa a solução homogênea
O sistema SDX HPLD pode ser configurado para enxaguar o recipiente de mistura do vórtex quantas vezes desejar para garantir que não haja contaminação. O caminho do fluxo da amostra e o recipiente de mistura do vórtex são compostos completamente de materiais inertes livres de traços de metais e fáceis de limpar.
Mistura e limpeza de vórtex
A alíquota da amostra e diluente são levadas ao frasco
O frasco é misturado
A amostra diluida é levada ao instrumento analítico
É feita rinsagem e mistura
O resíduo é bombeado para o descarte
O SDX HPLD usa uma fonte de lavagem independente do amostrador automático ASX-560 para que, se necessário, uma solução de enxágue diferente possa ser usada para a probe do amostrador automático versus o recipiente de mistura de vórtice SDX-HPLD.
O sistema Teledyne CETAC SDX HPLD redefine a “diluição inteligente” com a capacidade de re-analisar uma amostra em uma única etapa para ficar dentro da faixa analítica de interesse. Ao reconhecer que uma amostra analisada está fora da faixa de calibração, a amostra é re-diluída com um novo fator de diluição que foi calculado pelo sistema para que ele caia dentro da faixa de calibração e forneça um sinal da ordem de 60% do padrão de calibração superior. Assim, a reanálise é realizada apenas uma vez e não através de um processo de diluição incremental.