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Gases de exaustão do diesel sem óxidos de nitrogênio – Isto é possível?


Gases de exaustão do diesel sem óxidos de nitrogênio – Isto é possível?

Publicada em: 14/10/2015

O escândalo ao redor da VW trouxe a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) por veículos movidos a diesel para o noticiário. Por causa da tecnologia diferente nos motores Diesel, a emissão de NOx por estes motores sempre foi maior do que dos motores a gasolina. Por outro lado, o motor Diesel consome menos combustível. Se for encontrada uma maneira eficiente de eliminar as emissões de NOx da exaustão dos motores Diesel, veículos econômicos e “limpos” serão produzidos.

Os motores Diesel trabalham com excesso de ar na combustão, portanto, queimam combustível mais eficientemente do que os motores a gasolina e emitem quantidade consideravelmente menor do gás de efeito estufa dióxido de carbono (CO2). Porém, por acusa do "excesso" de oxigênio nos gases de exaustão, o catalisador de três vias dos motores a gasolina, que decompõe mais de 98% dos NOx tóxicos, não pode ser utilizado em motores Diesel.

Para reduzir as emissões de NOx na exaustão do diesel, o reagente ARLA 32 é usado com o sistema de Redução Catalítica Seletiva. O ARLA 32 é uma solução aquosa de ureia de alta pureza, que converte NOx em nitrogênio por meio de reações químicas. Porém, os sistemas SCR são mais complexos do que os catalisadores dos motores a gasolina. A dosagem do reagente ARLA 32 deve ser calculada com precisão e temperaturas inferiores a 200 °C podem provocar a formação de resíduos e o entupimento do sistema SCR.

No laboratório de tecnologias automotivas de propulsão/transmissão do Empa – Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology, ETH Zurich, pesquisas estão sendo desenvolvidas em colaboração com o Instituto Politécnico de Milão com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre os processos que ocorrem nos sistemas SCR e, consequentemente, gerar tecnologia para a produção de motores Diesel menos poluentes.



Mais informações:http://www.sciencedaily.com/releases/2015/10/151001095415.htm

 

 


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